Vereadores apresentam proposição para implantação de “Eleição Mirim” nas escolas em Capinópolis

Caso implantado, o projeto tem o objetivo incentivar os alunos a se envolverem com a política de uma forma consciente e responsável

(Esq) Luciano Belchior, Edward Sarles e Neide Martins (Foto: Paulo Braga)

Uma proposição apresentada pelos vereadores Luciano Belchior (MDB), Neide Martins (MDB) e Edward Sales (PSDB), sugere ao Poder Executivo capinopolense implantar o projeto “Eleição Mirim” nas escolas da rede municipal e estadual de ensino. Na indicação 008/2019, os edis propõem a parceria com o Cartório Eleitoral da Comarca de Capinópolis.

O projeto tem o objetivo de incentivar a participação do jovem na política, fazendo com que os estudantes compreendam o papel do Poder Legislativo.

Segundo Luciano Belchior, o projeto tem a função social de formar o cidadão. “Esse projeto auxiliará na formação de cidadãos mais conscientes de seus direitos e deveres”, disse o vereador e presidente do Legislativo capinopolense.

O trabalho é importante para conscientizar os eleitores do futuro e incentivar o debate de ideias, minimizando as posições radicais que nada contribuem para a democracia do país.

“O projeto vai preparar essas crianças para que sejam os nossos futuros políticos. Com mais honestidade, com mais experiência para saber a necessidade que o município tem”, enfatizou a vereadora Neide Martins.

O parlamentar Edward Sales pontuou sua motivação. “Objetivando o despertar dos interesses das crianças e jovens num contexto político regular e saudável, fomentando neles, práticas de responsabilidade em representar a população, como também, fortalecendo nos mesmos noções de cidadania e do princípio basilar de toda nação do bem: O princípio republicano e democrático de direito. Estou particularmente muito motivado a ser parceiro nesse projeto que trabalhará para a formação política dos jovens de maneira desprovida quanto a ideologias partidárias, todavia, os inserindo em noções de uma prática inseparável do nosso povo, votar e ser votado, para a escolha certa dos futuros líderes e governantes da nossa Cidade, Estado e Nação”.

Segundo Juliana Pereira, chefe do Cartório Eleitoral da Comarca de Capinópolis, um ofício já foi enviado ao Tribunal Regional Eleitoral — TRE— e aguarda respostas. “Já estamos providenciando isto. Mas o cartório não tem competência para isto, mandei ofício para o TRE e eles vão minutar lá”, disse a chefe do cartório.